Pasta de Berinjela

34

Continuando com a ideia da segunda feira leve, hoje temos uma light e deliciosa pasta de berinjela. Esta receita faço-a há muitos anos, muito antes de meu interesse mais afincado pelo estudo da culinária, foi-me apresentada como Pasta de Berinjela.

Hoje sei que esta pasta é uma comida típica do Oriente Médio muito apreciada em diversos países, existem diferenças nas receitas do baba ganoush ou babaghanoush (nome original) e esta receita mas mantêm-se a essência, também é uma receita democrática permite adaptações, à preferência de quem a faz, para nós continua a chamar-se pasta de berinjela, rsrs…

Esta pasta está super aprovada pois é uma receita saudável, prática, deliciosa, ótima com pão, torrada, biscoito salgado ou a acompanhar uma massa.

Aviso: devido ao seu incrível sabor da pasta, recomendamos que somente prepare esta receita caso esteja disposta a refazê-la inúmeras vezes devido aos pedidos incessantes de quem provar. 😉

Receita de Pasta de Berinjela

Pasta de Berinjela

Categorias:Patês, pastas…
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:45 porções
Tempo de preparo:15 minutos
Tempo total de preparo:55 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Oriente Médio
Porção:60 gramas (3 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 2 quilograma: Berinjela;
  • 2 unidades: Pimentão vermelho;
  • 2 unidades: Pimentão verde;
  • 2 unidades: Cebola picada;
  • 6 unidades: Alho dente;
  • 1 xícara: Vinagre de vinho branco;
  • 100 mililitros: Azeite de oliva;
  • 1 colher de sobremesa: Sal;
  • 1 colher de sobremesa: Pimenta-do-reino moída;
  • 1/4 colher de chá: Molho de pimenta – Guloso e Saudável.

Modo de preparo

  1. Higienize as berinjelas, pimentões, o alho e a cebola.
  2. Corte as berinjelas em cubos pequenos, reserve. Pique os pimentões (vermelhos e verdes), o alho e as cebolas. Reserve.
  3. Em uma panela coloque todos os ingredientes e misture delicadamente (o sal, a colher é rasa e o molho de pimenta é a seu gosto).
  4. Leve a fogo médio por 25 minutos ou até as berinjelas começarem a murchar.
  5. Baixe o fogo para mínimo por mais 25 minutos ou até as berinjelas formarem uma pasta.
  6. Conservação: a pasta deve ser conservada na geladeira.
  7. Sirva a pasta de berinjela com pão, torradas ou a acompanhar uma massa.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:1,6 gAlpha-caroteno:17,3 μg
Beta-caroteno:119,4 μgCálcio:7,8 mg
Calorias:34,3 kcalCarboidratos:3,8 g
Colesterol:0 mgFerro:0,3 mg
Fibras totais:1,8 gFósforo:15,6 mg
Gorduras:2,1 gGorduras monoinsaturadas:1,4 g
Gorduras poliinsaturadas:0,3 gGorduras saturadas:0,3 g
Magnésio:8,1 mgPotássio:134,3 mg
Proteína:0,7 gSódio:100,2 mg
Vitamina A:214,1 IUVitamina C:12,5 mg
Vitamina E:0,5 gVitamina K:3,9 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

34 COMENTÁRIOS

  1. UAU……MINHA QUERIDA, A FOTO DA PASTA DENTRO DO PÃO ESTÁ UM ESPETÁCULO, DÁ ÁGUA NA BOCA DE QUALQUER UM. FICOU UMA RECEITA, LINDA, RICA E SABOROSA!

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BEIJINHOS..♥

  2. Vania gostei da sua explicação, adoro estas pastas de berinjela, mas desconhecia que o baba ganousch era parecido com essa receita. Eu amo berinjela e sua pasta ficou maravilhosa. Gostei e concordei com seu aviso final, realmente é uma delicia que poder ser muito requisitada. Bjos. Ótima semana

  3. Muito obrigada pela receita,vou ao mercado agora comprar os ingredientes, na verdade meu comentário é mesmo pra elogiar a gentileza das palavras utilizadas para descrever a receita.e o aviso super importante?!! muito fofa voce.

    • Bom dia Fábia,
      Após higienizar corta a berinjela em pequenos cubos, a berinjela com casca.
      Tire foto da receita, para publicarmos no facebook do Guloso e Saudável em “receitas dos leitores” com os créditos.
      Beijo, boa receita,
      Vânia

  4. ué, cadê o therrine, conhecido como pasta de gergelim, esse que dá o toque árabe irresistivel, mas com certeza essa sua pasta deve ter ficado maraaaaa, bj

  5. Já fiz essa pasta de berinjela, mas um pouco diferente, por ex. – não cozinho os temperos juntos, apenas a berinjela . Os pimentões e a cebola , (roxa preferencialmente), assim como a salsa, corto bem pequeninos, deixo um pouco no molho c/ vinagre de limão, após uns 15 min, adiciono-os à berinjela e tempero c/ bastante azeite extra virgem, limão, sal e pimenta do reino. Fica tbm, uma delícia, essa nova versão, principalmente se deixarmos na geladeira de um dia p/ o outro.

  6. Nossa, acho que fiz alguma coisa errada porque ficou bem ruim. Ficou com um gosto MUITO FORTE de vinagre. Da próxima vez vou tentar sem usar o vinagre e com um pouco de azeite.

    • Olá Roberta,
      Bom dia! Na mesma tabela que menciona o número de porções, abaixo menciona Porção: 60 gramas (3 colheres de sopa), os valores nutricionais são relativos a esta porção.
      Beijo,
      Vânia

  7. Bom dia! Esse prato é realmente muito bom! Tenho uma observação a fazer: A foto que ilustra este tópico não é da berinjela e sim de abobrinha….

    • Olá Sônia,
      Agradeço a boa intenção da sua observação, mas já preparei algumas centenas de vezes berinjela e também abobrinha, lógico que conheço as caraterísticas organoléticas e nutricionais de cada uma….
      Esta blog é honesto, tudo é real, todas as receitas são criadas, preparadas e fotografadas por mim, tudo é testado por mim e minha família, Assim é pasta de berinjela, preparada com berinjela e esta receita está na minha família há algumas décadas.
      Abraço,
      Vânia

    • Bom dia Renata,
      Não recomendo, pois a concentração de água na berinjela é muito alta, tem 92,4% e a pasta tem cerca de 90%, se bater no liquidificador vai deixar de ser pasta e será uma sopa…, a não ser que seu intuito é que fique liquida.
      Abraço,
      Vânia

  8. Aconselho a bater no liquidificador pois concede um refinamento ao paladar, quando minha esposa faz aqui em casa o pote dura 2 dias. A Berinjela é muito rica para a saúde.
    Robson de Alencar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui