8 Dicas Fundamentais para Ter uma Alimentação Saudável

21

Você tem uma alimentação saudável?

Para se ter uma vida saudável e alcançar uma qualidade de vida melhor é essencial ter uma alimentação balanceada que esteja de acordo com as necessidades de seu corpo (seu estilo de vida).  Saiba mais no poste Dicas Fundamentais para Ter uma Alimentação Saudável!

Se você já compreende a importância de ter hábitos alimentares regrados e os benefícios que eles podem trazer para você, então já é meio passo dado. Caso contrário, aconselho a leitura do artigo Alimentação é Saúde, escrito pela nutricionista Denise Lima, parceira do blog. Depois disso, mãos à obra e vamos às  Dicas Fundamentais para Ter uma Alimentação Saudável!

Dicas Fundamentais para Ter uma Alimentação Saudável Dicas Fundamentais para Ter uma Alimentação Saudável Sanduíche Natural de Berinjela com Ricota

Dicas Fundamentais para Ter uma Alimentação Saudável

Alimente-se de 3 em 3 horas
  • Devido ao atual intenso estilo de vida, muitas vezes, as pessoas acabam por esquecer de se alimentar no espaço de tempo devido. No entanto, o nosso metabolismo não esquece, e acaba então por engatar uma marcha lenta, com o intuito de poupar a energia que lhe foi oferecida, levando assim a dificultar a perda de peso.
  • Além de, no momento em que você for se alimentar, por estar muitas horas sem se alimentar, muito provavelmente você irá sentir uma sensação de fome muito maior, alimentando-se, assim, de forma mais rápida, não dando tempo para que a mensagem chegue ao cérebro avisando que você já saciou sua vontade – gerando, assim, um ganho de peso. Por isso, é importante que você faça pequenos lanches de 3 em 3 horas, mais precisamente, entre as grandes refeições – café da manhã, almoço e jantar.
  • Recomenda-se que você carregue sempre consigo algum tipo de alimento de fácil acesso, como barrinhas de cereais, castanhas ou uma fruta de seu agrado.
Escolha um local calmo para fazer sua refeição
  • Muito provavelmente vocês já ouviram aquele ditado: “A refeição é um momento sagrado.” Há muita verdade nele, é fundamental que você tenha paz nesse momento. Até porque, muitas vezes, essa é uma das poucas pausas de maior duração que se costuma ter entre um momento e outro do seu dia. É preciso que você aproveite-o da melhor forma possível, por isso escolha um ambiente tranquilo para relaxar e saborear bem o alimento que você está ingerindo.
  • Um dos principais erros que as pessoas costumam cometer, é de se alimentar com pressa, não mastigando os alimentos da forma devida. Como foi dito na dica anterior, quanto mais devagar você se alimentar, dará mais tempo para que a mensagem chegue ao cérebro avisando que você está saciado. Preste bastante atenção no que você está comendo, saboreie bem os alimentos.
  • Refeições na frente do computador, televisão ou de qualquer outra distração não são recomendadas, pois geralmente a pessoa perde a noção do quanto de alimento foi ingerido.
Opte por alimentos naturais e caseiros
  • Como foi dito na primeira dica, você deve se alimentar de 3 em 3 horas, mas não adianta de nada se você for fazer um lanche abrindo um pacote de salgadinho. É necessário ter bom senso. Todos sabemos que esses alimentos estão cheios de conservantes e corantes, sendo nocivos a nossa saúde.
  • A longo prazo esses, por terem altas quantidades de Sódio, (tem dúvidas? – leia Sal na Alimentação…), podem causar doenças mais graves como hipertensão e sobrecarregar os rins.
  • A melhor opção sempre será os alimentos naturais e produtos caseiros. Se conseguir seguir esse passo, verá a mudança que ocorrerá com seu organismo e no seu paladar. Chegará um momento que certos alimentos não serão mais agradáveis para ele.
Faça substituições
  • Um dos primeiros passos das pessoas que decidem ter uma alimentação saudável é parar de beber refrigerante. Certo, muito bem. Maravilhoso. No lugar do refrigerante, decidem beber suco. Ótimo! Melhor ainda! Mas, quando vamos olhar na geladeira da casa dessa pessoa encontramos suco em caixa. Aí não dá.
  • Faça substituições bem pensadas. Por exemplo, a troca de queijos mais gordurosos no seu sanduíches, por mais leves como o Queijo Ricota e o Queijo Cottageclique nos links e aprenda a prepará-los em casa.
  • Ou então, se caso você não resista a comer uma sobremesa após o almoço, substitua-a por uma fruta ou uma salada de frutas. E atenção, lembre-se sempre de avaliar bem se as substituições trarão realmente benefícios.
Hidrate-se várias vezes ao dia
  • Os nutricionistas aconselham ingerir em média 2 litros de água por dia, o equivalente a 8 copos de 250 mililitros.
  • Os benefícios da água são vários. Ajuda na hidratação da pele, além de ser o meio de transporte fundamental para as vitaminas B1, B2, B6, B12 e vitamina C. Outro forma de se hidratar é tomando sucos ou ingerindo frutas ricas em água – um exemplo é a melancia.
Diminua o consumo de açúcar ao máximo
  • A maioria dos alimentos industrializados possuí uma alta quantidade de açúcar refinado em sua composição.
  • Esse açúcar, é produzido através de processos químicos e tem altíssimo índice de glicose, gerando um aumento no índice de glicemia no sangue.
  • Esses elementos, aceleram o envelhecimento, aumentam a flacidez por desestruturar o colágeno da pele, e abastece-nos de calorias sem fornecer nenhum nutriente, calorias vazias.  Por isso, evite-o ao máximo.
  • Dúvidas? – Leia => Reduzir o Consumo de Açúcar faz bem à Saúde.
Faça combinações dos alimentos
  • Para ter uma alimentação saudável deve ter equilíbrio entre os alimentos que ingere, fazendo as combinações corretas. Devemos ingerir todos os tipos de nutrientes: proteínas, carboidratos, minerais, gorduras, vitaminas, água e fibras.
  • Todos desempenham um papel específico no nosso organismo, assim todos devem ser consumidos em quantidades moderadas.
  • É necessário que o cardápio seja variado. Não significa que tem que fazer mudanças bruscas na alimentação, mas deve ter consciência dos alimentos que ingere.
Ingira alimentos ricos em substâncias antioxidantes
  • Essas substâncias previnem a oxidação das células bloqueando os radicais livres. Esses alimentos são capazes de prevenir o aparecimento de tumores, o envelhecimento precoce…
  • Entre os alimentos ricos nessa substância estão: berinjela, folhas verdes, manga, goiaba, tomate, açaí, melancia, mamão, uva entre outros – clique nos links e conheça receitas com esses alimentos.

8 Dicas Fundamentais para Ter uma Alimentação Saudável

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

21 COMENTÁRIOS

    • Olá Camilla e Gina,
      É isso mesmo, é preciso ir em busca de uma alimentação mais saudável para se ter uma qualidade de vida melhor – e assim desfrutar desse mundão todo que temos da melhor forma possível.

      Beijos,
      Vânia.

  1. Amei estas dicas!!! Se bem q já tenho praticado o máximo!! Como por exemplo: o meu suco de berinjela com laranja e gengibre,suco de melancia,etc…são indispensáveis aqui em casa!!!
    Obrigada, por tanta riqueza!!dicas como estas são um tesouro para mim, abraço!!! Lane

    • Oi Lane,
      Aqui em casa os sucos também nunca faltam, sou louca por eles! Ainda não entendo como tem gente que não gosta deles? É questão de hábito mesmo e temos que nos habituar com o que faz bem para o nosso corpo. Obrigada pela sua visita, pelos elogios no seu comentário e volte sempre!

      Abraços,
      Vânia.

  2. QUERIDA VÂNIA,
    POST NOTA 10, SUPER RICO!
    NÓS SOMOS O QUE COMEMOS, UMA BOA ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS FÍSICOS NOS AJUDA TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.
    BEIJINHOS..♥

    • Andréa querida,

      Obrigada pelo seu comentário carinhoso e concordo plenamente com o que disse: Nós somos o que comemos. E a alimentação é só um dos pontos para se ter uma vida mais plena, mas é extremamente importante ter cuidados com ela. Exercícios físicos, estar bem consigo mesmo e com o mundo, fazer o que gosta, isso tudo corrobora para se ter uma vida plena.

      Beijos,
      Vânia.

  3. EU APRENDI MUITO SOBRE ALIMENTAÇAO COM MEU FILHO QUE PRECISOU EMAGRECER HOJE NOSSA ALIMENTAÇAO E BEM MAIS SAUDAVEL SEM DEIXAR DE SER GOSTOSA USAR ERVAS DE CHEIRO NO LUGAR DO SAL FAZ COM QUE O SABOR DOS ALIMENTO FICAM MAIS ESPECIAIS.JANET

    • Oi Janet,

      É exatamente essa a proposta do nosso blog, mostrar que uma alimentação saudável também pode ser deliciosa – diferente do que muitas pessoas pensam. Ah, e eu sou totalmente a favor das ervas de cheiro, eles realmente dão um toquezinho especial no sabor dos alimentos. Obrigada pela sua visita e seu comentário e volte mais vezes para nós trocarmos mais ideias.

      Beijo,
      Vânia.

  4. Boas dicas, vou tentar seguir algumas …

    Ah, a foto da berinjela está linda …

    abraço e feliz 2012

    Daniel Deywes

  5. hehehe Ótimas dicas! Acho que de todas a única que eu sigo é comer de 3 em 3 horas! hahaha Brincadeirinha! Eu até que não como tão mal assim, mas não consigo evitar o consumo de açúcar.
    bjs

  6. Vânia, amei o post! Dicas muito úteis – escritas de forma clara e objetiva. Como uma comilona ‘consciente’, amei ainda mais o petisco da beringela! Tem todos os ingredientes que gosto: beringela, ricota, azeitona preta e tomate… Tem receita? rs Beijos e bom fim de semana! Paula

    • Olá Neide,
      Eu também sou uma doente do coração, as receitas do blog são da alimentação que pratico. Mas isso não quer dizer que nossa alimentação deva ser igual, aconselhamos que visite seu médico e ou nutricionista para lhe indicar que tipo de alimentação deve ter.
      Como regra geral deve ser saudável, com baixo teor de colesterol, com pouco sal e pouco ou sem açúcar, o blog tem sistema de busca em que pode localizar as receitas, caso necessite de auxilio diga-nos.
      Abraço,
      Vânia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui