Segredos para Não Errar no Preparo do Peru

14

Cozinhando o seu primeiro peru? O peru do ano passado não ficou do jeitinho que queria?

Aqui compartilho 12 Segredos para Não Errar no Preparo do Peru que todos deveriam saber antes de preparar o peru, pois ajudam imenso. Siga-as direitinho e tenho certeza que seu peru irá ser a sensação do Natal, caso tenha outras dicas, passe-nos pois acrescentaremos no post e incluiremos o seu nome.

Segredos para não Errar no Preparo do PeruPeru na Cachaça –  Segredos para Não Errar no Preparo do Peru

Vamos conhecer alguns 12 Segredos para Não Errar no Preparo do Peru!

1. Primeiro que tudo, certifique-se de quantas pessoas irão consumi-lo.
  • Para fazer a conta estima-se 500 gramas por pessoa, já estando incluso perdas durante o processo de cozimento, ossos e peles. Ou seja, um peru de 4 quilos – tamanho menor que se costuma encontrar nos supermercados, renderia para 8 pessoas por refeição. Preste atenção nas quantidades, evite que se tenha um desperdício ou de que você tenha que comê-lo o resto da semana toda.
2. Inspecione o local que está vendendo a ave que você pretende comprar.
  • Algumas vezes o sistema de refrigeração não é tão eficiente, não conservando-a em boas condições. Acredite, isso já aconteceu comigo.
3. Atenção nos cuidados antes do cozimento.
  • Aconselha-se que se tire o peru do freezer e passe para a parte inferior da geladeira com 12 horas de antecedência do preparo. E tempere-o 6 horas antes do cozimento. É necessário que esse tempo seja respeitado para que o seu peru esteja descongelado o suficiente e apure ao máximo o tempero que você escolheu. Caso contrário, esse já seria um erro que atrapalharia que sua ave fique com o sabor perfeito.
4. Higienize o peru (não temperado)
  • Retire os miúdos e lave-o bem em água corrente por dentro e por fora. Se a sua receita deixa o peru de molho em temperos (marinando), faça-o agora. Seque todo o peru por fora e por dentro com toalhas de papel.
5. Temperar um peru temperado?
  • Esse pode ser um probleminha para alguns, pois a maioria dos perus no Brasil já vem dessa forma. Mas, calma! Sempre há um jeito para tudo, inclusive para isso. Caso você queira tirar o tempero, é necessário que coloque o peru e os miúdos imersos em um recipiente com água gelada por uma hora. Depois disso, é só temperá-lo ao seu gosto.
6. Como deixar a carne de seu peru mais macia?
  • Um dos segredinhos que eu costumo usar é banhar a carne do peru com algum suco cítrico antes de levá-lo para o cozimento. Os componentes do suco ajudam a amaciar a carne.
7.  Como deixar a carne de seu peru mais macia 2?
  • Sabemos que a carne do peru é uma das mais magras das aves, por isso tem uma grande facilidade de ressecar. Daí vem a preocupação em garantir de todas as formas que isso não aconteça. Outra maneira de garantir que fique macio, além da dica anterior, é cobrindo a assadeira com papel alumínio com o lado brilhante para dentro, descubra-o nos 20 minutos finais para dourar.
8. Como deixar a carne de seu peru mais macia 3?
  • Para completar a trilogia, é necessário que se destape o peru de tempos em tempos e regue-o com molho que é produzido por ele e acumulado na assadeira.
9. Como saber o tempo de cozimento?
  • Sim, eu sei que os perus tem o pino que nos avisa quando a carne está pronta. Mas já aconteceu de ele falhar comigo, por isso não confio muito nele. O tempo de cozimento varia de acordo com o peso de seu peru. A cada quilo acrescente 40 minutos de cozimento. Se o peru estiver recheado aumente mais 30 minutos.
10.  Qual é a temperatura?
  • Aconselho a não ter pressa, asse a ave em uma temperatura mais baixa entre do que a embalagem costuma indicar entre 150 a 180°C. E não esqueça! Vá sempre regando a ave com o caldo que ela produz, para garantir a maciez da carne.
11. Como saber se está assado?
  • Se tem termômetro culinário introduza o termômetro na parte mais grossa da coxa do peru, sem tocar no osso. A temperatura deve entre 80-85°C.
  • Na tendo o termômetro faça um corte na parte na a coxa. O líquido que escorrer deve ser claro, sem nenhum traço de sangue ou cor escura.
12. Cuidado antes de trinchar
  • Deixe o peru repousar por cerca de 20 minutos antes de trinchá-lo, isso evita que a carne resseque depois de cortada.
E por fim.

Receita de Peru ao Molho de Laranja com Batatas ao MurroPeru ao Molho de Laranja com Batatas ao MurroSegredos para Não Errar no Preparo do Peru

  1. Caso queira dar uma aparência mais vistosa para sua ave além de um leve sabor adocicado, pincele-o com um mel quando estiver próximo do fim do cozimento.
  2. O artigo Segredos para não Errar o Preparo do Peru é para sempre ser atualizado, se você tiver outra ou outras dicas escreva-nos que nos completaremos assim tornaremos nosso peru cada vez mais apetitoso.
  3. Aqui está uma receita de Peru na Cachaça, Peru ao Molho de Laranja com Batatas ao Murro e o Peru Recheado com Castanha de Caju e Ricota, Peru na Manteiga com Batata Doce, capazes de coroar com êxito a sua ceia de Natal.

12 Segredos para Não Errar no Preparo do Peru

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

14 COMENTÁRIOS

  1. na casa da minha mãe também já aconteceu de o termômetro do peru falhar (ele passou do ponto e o termômetro ficou paradinho)

    eu não sou muito de assar peru, mas recomendo as dicas para quem se aventura

    🙂

  2. o peru e tradiçao natalina que perdura a seculos pelo mundo afora e como aqui no brasil o povo gosta de uma boa mesa
    faz parte da ceia de natal obrigatoriamente ,caso contrario nao tem charme .

  3. Ótimas dicas! Aqui vai mais uma: minha mãe me ensinou a colocar 2 laranjas dentro do peru na hora de assar (se não for recheado). O suco da laranja garante a maciez e suculência da carne. Fica uma delícia!

  4. obrigada por tão boas dicas.Eu, particularmente, não gosto nem um pouco do sabor do peru temperado sadia, então faço da seguinte forma, deixo o peru e os miúdos submersos por 1 dia dentro d’água para retirar todo aquele sabor industrializado. Aí sim, escorro e deixo marinar com meus temperos caseiros. Fica excelente, todos gostam.
    Muito grata.

  5. O meu eu deixo de molho no leite por duas horas dps lavo e secoe deixo marinar no champanhe e suco de laranja mais temperos por dez horas
    Do molho que sobra na assadeira faço uma redução com mais champanhe cogumelos alecrim e raspas de laranja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui