Hoje, iremos trazer direto de nossa cozinha a nossa segunda receita saudável de queijo caseiro, o Queijo Cottage Caseiro. Ele é um queijo fresco com baixo teor de Sódio e baixa caloria.

Muitos quando vão preparar o queijo cottage optam por fazê-lo com o vinagre, mas outros usam o limão. Eu, para tirar as dúvidas, preparei-o das duas formas, gostei das duas e ambas possuem vantagens.

Adoro comer o cottage acompanhado com torradas e um cafezinho descafeinado :) .

A título de curiosidade, na língua Inglesa e Francesa cottage significa cabana, chalé, casa de campo. A ligação do nome com a história é devido a esse queijo ter-se originado das famílias camponesas. Interessante, não?

Receita de Queijo Cottage Caseiro

Queijo Cottage Caseiro

Categorias: Patês, pastas…
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total de preparo: 20 minutos (+1 hora)
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Anglo-saxônica
Porção: 30 gramas (2 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa: Suco de limão natural;
  • 200 gramas: Creme de leite light;
  • 1 litro: Leite pasteurizado.

Modo de preparo

  1. Aqueça numa panela o leite até atingir a temperatura próximo da fervura, (90ºC) antes de ferver.
  2. Adicione uma pitada de sal, mexa, desligue o fogo e acrescente o limão (de marca leite para leite a quantidade de limão ou vinagre de vinho branco o resultado é muito bom) mexendo até coalhar o leite, deixe repousar alguns minutos.
  3. Numa peneira fina separe o soro, mas não esprema.
  4. Coloque o cottage num pano de prato e deixe escorrer naturalmente, na peneira por 1 hora.
  5. Se não gostar do queijo com grumos, junte creme de leite e ficará cremoso, igual ao cottage original.
  6. Guarde-o na geladeira num recipiente de vidro esterilizado e com tampa, o prazo de validade é de cerca de 10 dias.
  7. Sirva o Queijo Cottage Caseiro como acompanhamento de pães, bolachas, torradas, para fazer molhos ou em qualquer receita que peça queijo cottage.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 5,6 g Beta-caroteno: 7,5 μg
Cálcio: 177,3 mg Calorias: 86,6 kcal
Carboidratos: 7,5 g Colesterol: 15,3 mg
Fibras totais: 0 g Fósforo: 131 mg
Gorduras: 4,2 g Gorduras monoinsaturadas: 1,2 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,2 g Gorduras saturadas: 2,6 g
Magnésio: 18,9 mg Potássio: 237,4 mg
Proteína: 4,8 g Selênio: 3,3 μg
Sódio: 69,3 mg Vitamina A: 71,7 IU
Vitamina C: 3,4 mg Zinco: 0,6 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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