Hoje, iremos trazer direto de nossa cozinha a nossa segunda receita saudável de queijo caseiro, o Queijo Cottage Caseiro. Ele é um queijo fresco com baixo teor de Sódio e baixa caloria.

Muitos quando vão preparar o queijo cottage optam por fazê-lo com o vinagre, mas outros usam o limão. Eu, para tirar as dúvidas, preparei-o das duas formas, gostei das duas e ambas possuem vantagens.

Adoro comer o cottage acompanhado com torradas e um cafezinho descafeinado :) .

A título de curiosidade, na língua Inglesa e Francesa cottage significa cabana, chalé, casa de campo. A ligação do nome com a história é devido a esse queijo ter-se originado das famílias camponesas. Interessante, não?

Receita de Queijo Cottage Caseiro

Queijo Cottage Caseiro

Categorias: Patês, pastas…
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total de preparo: 20 minutos (+1 hora)
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Anglo-saxônica
Porção: 30 gramas (2 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa: Suco de limão natural;
  • 200 gramas: Creme de leite light;
  • 1 litro: Leite pasteurizado.

Modo de preparo

  1. Aqueça numa panela o leite até atingir a temperatura próximo da fervura, (90ºC) antes de ferver.
  2. Adicione uma pitada de sal, mexa, desligue o fogo e acrescente o limão (de marca leite para leite a quantidade de limão ou vinagre de vinho branco o resultado é muito bom) mexendo até coalhar o leite, deixe repousar alguns minutos.
  3. Numa peneira fina separe o soro, mas não esprema.
  4. Coloque o cottage num pano de prato e deixe escorrer naturalmente, na peneira por 1 hora.
  5. Se não gostar do queijo com grumos, junte creme de leite e ficará cremoso, igual ao cottage original.
  6. Guarde-o na geladeira num recipiente de vidro esterilizado e com tampa, o prazo de validade é de cerca de 10 dias.
  7. Sirva o Queijo Cottage Caseiro como acompanhamento de pães, bolachas, torradas, para fazer molhos ou em qualquer receita que peça queijo cottage.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 5,6 g Beta-caroteno: 7,5 μg
Cálcio: 177,3 mg Calorias: 86,6 kcal
Carboidratos: 7,5 g Colesterol: 15,3 mg
Fibras totais: 0 g Fósforo: 131 mg
Gorduras: 4,2 g Gorduras monoinsaturadas: 1,2 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,2 g Gorduras saturadas: 2,6 g
Magnésio: 18,9 mg Potássio: 237,4 mg
Proteína: 4,8 g Selênio: 3,3 μg
Sódio: 69,3 mg Vitamina A: 71,7 IU
Vitamina C: 3,4 mg Zinco: 0,6 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

Receita de Tofu Caseiro

39
Receita de Cream Cheese Caseiro

59

68 COMENTÁRIOS

  1. Adoro queijo cottage, tenho sempre em casa, pois posso comer sem culpa!

    Não sabia que era possível prepará-lo em casa,que legal!

    Vou fazer sim, achei ótimo!!!

    Obrigada, um abraço,

    Boa semana!

  2. adoro queijo cottage, mas não compro muuito por causa do preço. depois vou tentar fazer esse aqui em casa.

    Da receita com salsicha: foi mais para tentar ganhar o concurso mesmo (ainda esta semana devo fazer outra…. custa nada tentar, né?)

    beijos

  3. Adoro queijo cottage e não imaginava que fosse tão fácil de fazer. Obrigada pela receita, porém tenho uma pergunta: O que posso fazer com o soro que é retirado dele?

    • Olá Beatrice,
      Obrigada por comentar, vamos já tentar eliminar as dúvidas:
      1. tentei fazer mas o leite não coalhou. Por quê???
      Preferencialmente deve utilizar o leite do dia de boa qualidade, deve aquecer até 90ºC, adicione uma pitada de sal, mexa, desligue o fogo e acrescente o limão mexendo até coalhar o leite, aí pare de mexer.
      2. O que eu faço?
      Errou em algum ponto, repita que fará um delicioso cottage.
      Conte-nos a vitória do cottage.
      Beijo,
      Vânia

      • Talvez tenha acontecido parecido comigo, no caso comecei com limão e acabei add vinagre.

        Porém na realidade ele tinha coalhado e eu não percebi :P
        Pois ele não ficou com gomos grandes, ficou quase que homogéneo, daí quando botei pra escorrer num pano, caiu só o soro com o cottage ficando no pano.

        Talvez fique como alguns relataram, que não ficou gomos, e sim um creme (estou esperando escorrer ainda)

        • Oi Luis,
          Na primeira vez passa-nos despercebido o inicio da formação de flocos, pois formam-se microflocos, das vezes posteriores torna-se mais fácil.
          Os flocos também variam dependendo da composição dos ingredientes.
          Abraço,
          Vânia

  4. Olá.
    Fiz ontem esta receita. Mas diferente do queijo que compro no mercado, o meu ficou pastoso. Não formou estas pelotas de queijo.
    Ah algum segredo para isto ?

    Usei leite semi-desnatado. Deixei aquecer até 90º e coloquei 3 colheres de sopa de limão thayti (limão de caipirinha) com uma pitada de sal.

    Att,

    • Oi Ismael,
      Não aconteceu nenhum erro, com algumas pessoas que fizeram o queijo cottage também ficou pastoso, comigo nunca ficou, imagino que seja devido a composição do leite, segundo dizem não alterou no sabor do queijo cottage.
      Obrigada por ter comentado, abraço,
      Vânia

  5. Hola Vânia, Realmente estupenda esta receta de queso. No hemos hecho nunca en casa pero lo probaremos.

    Llevo días intentando hacerme seguidor de tu blog, pero no encuentro el lugar donde inscribirme como seguidor. ¿Podrías ayudarme? Besicos.

  6. Olá Vânia, queria saber se essa receita do cottage é possível de se fazer com leite de baixa lactose.
    Será que dá? Um abraço e parabéns pelas receitas!

    • Olá Dani,
      Nunca testei com leite de baixa lactose, acredito que dê, caso faça depois nos conte e se tirar fotos nós publicaremos a sua experiência culinária na fanpage.
      Obrigada pelos elogios, beijo,
      Vânia

  7. Olá Vânia, fiz e deu certo sim.
    Fiz com o leite 90% menos Lactose, só não consegui talhar com apenas 3 colheres de sopa de limão, foi um pouco mais. E coloquei um pouco de creme de leite à base de soja. Ficou excelente! Obrigada pelo retorno! E agora eu fico sempre de olho no blog. Um abraço!

  8. amo queijo cottage, mas gostaria de saber se posso colocar ervas finas e etc para refinar e deixar um gosto mais marcante?!
    beijos e obrigada!

  9. Olá Vânia,
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo site show… gostei muito da receitinha do queijo cottage. já fiz duas vezes…ficou gostoso, mas em nenhuma das vezes criou os grumos como o da foto. Segui todos os passos e os mesmos ingredientes. um Abraço.

    • Oi Rosângela,

      Obrigada pelo comentário, que bom que gostou da receita do queijo cottage.

      Quanto aos grumos, provavelmente não reparou no paragrafo que descreve “Se não gostar dele com grumos, junte creme de leite e ficará cremoso, igual ao cottage original.”, para ficar com grumos não junte o creme de leite.

      Bom final de semana, beijo.
      Vânia

  10. Obrigada por compartilhar a receita! Fiz aqui em casa e ficou ótimo. Aqui no RS conhecemos o cottage também por kess-chimier (chimia de queijo, em alemão). Minha vó fazia em casa, super gostoso!

  11. Nossa!!! Perfeito o queijo cottage caseiro, eu e minha filha adoramos e achamos até mais gostoso que o industrializado. Parabéns!!! Conheci seu site ontem qdo procurava a receita do queijo e adorei, irei consultá-lo com sequencia para qualquer outra receitas…….principalmente as que levam queijo. Sou apaixonada. Obrigada

  12. Olá, Vânia

    Estou apaixonada pelo seu blog, muuuuito obrigada por
    publicar a receita do cottage, eu sempre quis consumir mas aqui na minha cidade não encontro (mesmo que encontrasse seria os olhos da cara), agora que descobri como é simples vou fazer o mais breve possível, beijooO.

    • Olá Katelim,
      Que ótimo que gostou do blog e começou logo a ser útil com a receita de cottage, se fotografar o cottage teremos prazer em registrar sua foto e autoria em nossa fam page.
      Obrigada pelo comentário, beijo,
      Vânia

  13. Adorei,ficou otimo, o queijo cottage aqui em goiania e muito caro, Mas com esta receita FICA uma delicia e da para economizar bastante.

  14. Fiz o meu hj,porém esqueci de mexer até talhar…talhou mas n ficaram gominhos.Achei q ficou mt leite sem talhar tentei adcionar mais limão ao leite q ficou,mas n talhou.Ficou legal,mas bem pouco.

  15. fiz o meu agorinha vamos ver como ficará apos uma hora nem percebi se o leite talhou aparentemente nem parece q talhou rsrsrs fica bem liquido é assim mesmo ?depois conto o resultado obrigada amiga pela receita …

    • Bom dia Cláudia,
      Espero que tenha tido sucesso na receita, mas a primeira vez que fiz também tive dúvidas, mas nas vezes seguintes foi fácil e rápido, a receita é muito saborosa.
      Boa semana, beijo,
      Vânia

  16. Bom Dia Vania ,deixe contar td; como falei num tinha talhado o leite ai levei ao fogo novamente e pus mais suco de limao enfim repeti o processo ai sim o leite talhou e consgui um queijo muito bom ficou bem cremosinho agora já tou expert kkkkkkk obrigada linda por compartilhar suas primorosas receitas ,Deus te abençõe …..xero.

  17. Gente, amei a receita!!!

    Fiz 4 vezes até acertar!!! O segredo é não colocar limão demais!!! Se colocar muito limão ele vira uma pasta…. tem que colocar apenas o essencial para o leite coalhar!!!

    • Olá Daiane,
      Mas já acertou isso é o importante, é muito saboroso. Se quiser mandar uma foto publicaremos na página do facebook nas receitas do leitor.
      Beijo e obrigado por nos dizer,
      Vânia

    • Bom dia Talles,
      O creme de leite aumenta a cremosidade, altera muito pouco o sabor, fica com um pouco menos sabor cítrico, caso use o limão, eu gosto muito do sabor cítrico, nunca coloco creme de leite.
      Boa receita, abraço,
      Vânia

  18. Tenho outra dúvida à respeito da temperatura. Não tenho termômetro para aferir a temperatura exata de 90ºC, tem alguma “manha” para saber o ponto certo para desligar o fogo? é que também não sou experiente na cozinha :D

    • Bom dia Talles,
      É a temperatura antes da fervura, anterior à ebulição, (o leite não deve ferver) ao atingir a temperatura adicione uma pitada de sal, mexa, desligue o fogo e acrescente o limão (de leite para leite a quantidade de limão ou vinagre pode variar) mexendo até coalhar o leite, deixe repousar alguns minutos.
      Abraço,
      Vânia

  19. Amooooooo de paixão o blog, fico horas vendo as receitas e testando-as tds até agora mt boas e veio num momento ótimo pq mudei hábitos alimentares há 7 meses e perdi 13 kg, Este queijo é dez, pode acrescentar ervas e azeite extra virgem. Td de bommmmm.
    bj

  20. Olá, Vânia, bom dia! Aprecio muito as suas receitas e dicas culinárias, nutricionais. Já fiz diversas receitas que vc publicou e a aprovação foi geral entre os membros da minha família. Quanto ao queijo Cottage caseiro, gostaria que vc dissesse se posso utilizar o leite em pó integral instantâneo. Um lindo dia para vc.

  21. Amei! estava mesmo nessa dúvida do limão, mas realmente deve ficar mais gostoso. Preparar amanhã mesmo. Aqui onde moro é uma raridade encontrar cottage. Obrigada!

  22. Sensacional, acabei de nascer na minha cozinha meu cottage de leite desnatado, estou tão orgulhosa de mim, rsrsrs.
    Meninas se animem a tentar e bem fácil e da super certo.
    Beijocas a todas.
    Vânia super obrigada por compartilhar.

  23. Estou encantada com a receite de queijo cottage , amo ,mas é muito caro , só não vou fazer agora porque já é noite e nnão tenho limão em casa .nas amanha …………vai ser uma festa,
    obrigada

  24. Fiz a receita com leite desnatado e vinagre, ficou perfeito. E aproveitei o soro para fazer um Creme de brócolis:
    Cortei o brocólis em pedacinhos, inclusive com os talos e cozinhei no soro com 2 tabletes de legumes com menos sódio.
    Deixei esfriar um pouco e bati no liquidificador…
    Coloquei na mesma panela e juntei amido de milho (uma colher de sopa), dissolvido na água, acrescentei requeijão light, pode ser creme de ricota, colocar sal, pimenta, etc. Cozinhei em fogo alto, mexendo sempre.

  25. Olá, tenho feito essa receita e tem dado certo! Estou muito feliz!
    Com faço dieta, gostaria de saber se essa tabela com a inf. nutricional é confiável?!
    Grata!!!

    • Olá Jú,
      Sim, são confiáveis, (sou cardiopata e sigo minha dieta por eles com muito sucesso) mas não são exatos.
      Os valores nutricionais dos ingredientes na grande maioria (99%) são importados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que é considerado dos órgãos governamentais mais exigentes do mundo.
      Mas os valores são caculados por formulas matemáticas, não foram realizados exames laboratoriais, também não podemos declarar que os seus ingredientes são sempre os mesmos que utilizei na receita, então são valores muito aproximados não exatos.
      Abraço,
      Vânia

Deixe o seu comentário!