Esta receita de compota de abóbora tem gostinho da minha infância…  Cada colherada que eu dou da compota me lembra um momento que eu passei. Minha mãe é especialista nesse doce, por isso que para mim ele tem um gostinho especial. Mas, tenho certeza que a compota vai ser tão especial para vocês quanto ele é para mim!

Esta receita saudável de compota é idêntica à da minha mãe, somente havendo feito a troca do açúcar refinado pelo açúcar mascavo também colocava coco ralado no final. Como a abóbora é um dos símbolos do Halloween, resolvi então aproveitar a ocasião para preparar esse doce que há tanto tempo eu não fazia. Espero que gostem!

Foto de Doce de Abóbora (tema Hallowen)

Compota de Abóbora

Categorias: Doces e sobremesas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total de preparo: 27 minutos (+ 2 horas)
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 100 gramas

Ingredientes

  • 1 quilograma: Abóbora fresca ;
  • 500 gramas: Açúcar mascavo;
  • 1/2 colher de sopa: Cravo da Índia;
  • 4 gramas: Canela em pau.

Modo de preparo

  1. Lave a abóbora de leite e corte aos cubos. Coloque numa panela de pressão uma camada de açúcar mascavo, acima uma camada de abóbora, os cravos da índia, a canela em pau, repita as camadas até terminar e deixe em repouso por 1 hora e 30 minutos.
  2. Tampe a panela de pressão e leve ao fogo, quando iniciar a pressão marque 12 minutos, após terminar desligue o fogo e deixe perder a pressão naturalmente.
  3. Abra a panela e se a abóbora estiver cozida, tampe novamente e deixe esfriar tampada para a abóbora não murchar.
  4. Sirva a compota de abóbora, morna ou gelada.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 33 g Alpha-caroteno: 343,3 μg
Beta-caroteno: 2.067 μg Cálcio: 53,4 mg
Calorias: 149,1 kcal Carboidratos: 44 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 7,7 mg
Fibras totais: 0,6 g Fósforo: 40,1 mg
Gorduras: 0,1 g Gorduras monoinsaturadas: 0 g
Gorduras poliinsaturadas: 0 g Gorduras saturadas: 0 g
Licopeno: 0,1 μg Magnésio: 9,7 mg
Potássio: 370,8 mg Proteína: 0,7 g
Sódio: 19,3 mg Vitamina A: 4.924,6 IU
Vitamina C: 6,3 mg Vitamina K: 1,1 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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7 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vânia Querida!
    Aqui estou para pedir ajuda sobre esta maravilha. Que qualidade de abóbora é, por abóbora de leite desconheço, ou será por não ter atingido ainda a maturação, e quanto tempo este doce se conserva?
    Tenho andado ausente nos blogs dos amigos, até escrever textos para post, não sai. Tristeza também dói!
    Partilhei o seu blog para a minha nora que está na Alemanha, em Hamburgo.
    Beijinhos e bom fim de semana!

    • Olá querida Rosa,
      Obrigada pela indicação do blog. Lamento os seus sentimentos de tristeza, torço para que logo passem.
      A abóbora de leite ou jerimum de leite é semelhante à abóbora moranga, a polpa é avermelhada e possui grumos.
      Aqui em casa nunca durou esse tempo,acaba antes, mas em teoria dura cerca de 30 dias.
      Beijos, bom domingo,
      Vânia

  2. Oi Vânia, tudo bem?
    Posso fazer com outro tipo de abóbora? E sabes como faço pra ela ficar com parte de fora crocante? Lembro de comer compotas de abóbora que a casquinha ficava crocante, uma delícia!

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