Olá pessoal! Para continuar nossa irresistível Semana da Criança no Guloso e Saudável, trago a vocês esta inusitada receita de Picolé de Banana com Chocolate Amargo! A receita é tão simples que vocês já devem imaginar como é o preparo, mas o resultado eu tenho certeza que surpreenderá não só a garotada, como também muitas “crianças grandes” (rsrsrs).

O modo de preparo do picolé de banana não tem absolutamente nenhum mistério e você pode até fazer esta deliciosa sobremesa com a ajuda da molecada (vão se divertir à beça principalmente na hora de “limpar” a panela de chocolate!). E o resultado? Depois de ir para o freezer (ou congelador, como preferir chamá-lo), a camada de chocolate fica super crocante e a banana, embora um pouco mais sólida, ainda permite que seja mordida sem esforço!

Ai, ai, agora fiquei com água na boca… Aliás, essa ideia de misturar fruta com chocolate não é novidade por aqui no Guloso e Saudável, para os curiosos, deem uma olhada no Fondue de Chocolate Light. Quem sabe não faço um picolé com outra fruta tropical da próxima vez? Acho que maracujá ficaria uma delícia, mas ainda não me decidi… O que vocês acham?

Receita de Picolé de Banana com Chocolate Amargo

Picolé de Banana com Chocolate Amargo

Categorias: Doces e sobremesas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo total de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 80 gramas (1 picolé)

Ingredientes

  • 2 unidades: Banana-nanica;
  • 100 gramas: Chocolate amargo 70% barra;
  • 100 gramas: Chocolate granulado.

Modo de preparo

  1. Necessita de 4 palitos para picolé (sorvete).
  2. Corte as bananas ao meio e espete um palito de sorvete em cada metade cortada.
  3. Leve ao freezer por 30 minutos para firmar.
  4. Derreta o chocolate amargo no banho-Maria ou no micro-ondas.
  5. Retire as bananas congeladas do freezer e cubra com o chocolate espalhando com uma colher e polvilhe a decoração desejada, coco ralado ou chocolate ou outra a seu gosto.

Atenção: Tem de trabalhar de forma ligeira e por partes, já que o chocolate endurece rápido em contato com a banana congelada.

  1. Volte as bananas para o freezer por mais 10 minutos e eis o picolé de banana.
  2. Sirva o picolé de banana e consumam de seguida.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 24,7 g Alpha-caroteno: 15 μg
Beta-caroteno: 15,9 μg Cálcio: 36,6 mg
Calorias: 211,6 kcal Carboidratos: 33,4 g
Colesterol: 0,1 mg Ferro: 1,3 mg
Fibras totais: 3,1 g Fósforo: 67 mg
Gorduras: 7,8 g Gorduras monoinsaturadas: 4,2 g
Gorduras poliinsaturadas: 1,7 g Gorduras saturadas: 1,5 g
Magnésio: 20,1 mg Niacina: 0,5 mg
Potássio: 382,2 mg Proteína: 2,3 g
Selênio: 1,8 μg Sódio: 11 mg
Vitamina A: 39,4 IU Vitamina E: 1,3 g

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

SIMILAR ARTICLES

Receita de Molho de Alecrim

3

21 COMMENTS

  1. acabei de fazer para a minha família, acharam uma sobremesa ótima agora vou fazer no aniversário de 2 anos do meu bebe dia 2 de janeiro …meus parabéns!!!!

  2. MAAAAAAAAAAARA….e o importante que não sai tão caro….tem outro de banana e outras frutas k faço….porém…bem mais caro,,,adorei este ja vou fazer

  3. Oiii Vânia, o João Paulo meu filho faz esse picolé também, só que ele congela com a casca, depois de congelado, ele tira a casca com a faca e cobre de chocolate. O Chocolate endurece no mesmo instante. Já até pensei em postar, mas o frio ainda não deixou.

    Bjuuuuu!!!!!

  4. Olá, gostei bastante da receita, vou testá-la com certeza.
    Sou nutricionista e gostaria de te dar uma dica, o chocolate granulado possui muita gordura saturada e TRANS, então sugiro a você que troque pelo coco natural ralado em casa ou o de pacotinho (sem açúcar).
    O coco possui uma grande quantidade de gordura saturada, no entanto, possui outros tipos de gorduras que conferem proteção cardiovascular e o mais importante: NÃO CONTÉM TRANS
    Beijinhos :)

    • Bom dia Mariana,
      Obrigada pelo comentário, é muito bom que nos controlem, penso que foi a primeira e única vez que utilizei esse chocolate para decoração, sempre utilizo produtos naturais, mas sendo para criança pela praticidade utilizei-o.
      Beijo, volte sempre,
      Vânia

Leave a Reply