Ricota Caseira
Pessoal hoje temos uma receita saudável que me surpreendeu por ser muito fácil, rápida, com muito poucos ingredientes (somente três) e os resultados conseguidos foram muito melhores que o que eu esperava, direto da minha cozinha a ricota caseira, não só tem aqueles predicados todos como também é deliciosa.
Quanto a valores nutricionais da Ricota Caseira baixíssimos teores de gorduras, colesterol assim como Sódio (sal), que cada pessoa acerta ao seu sabor ou necessidade.
Assim após a Ricota Caseira pronta é só colocar num pão, torrada, biscoito, temperar, saborear ou utilizar em uma receita!
Ricota Caseira
| Categorias: | Patês e Pastas |
| Autores: | Guloso e Saudável |
| Rendimento: | 14 porções |
| Tempo de preparo: | 15 minutos |
| Tempo total de preparo: | 15 minutos (+ 5 horas espera) |
| Grau de dificuldade: | Fácil |
| Comida: | Brasileira |
| Porção: | 30 gramas (2 colher de sopa) |
Ingredientes
- 1 litro: Leite desnatado;
- 100 gramas: Iogurte natural desnatado;
- 2 colheres de sopa: Vinagre de maçã.
Modo de preparo
- Aqueça o leite até cerca de 60ºC. Adicione o iogurte e o vinagre, mexa um pouco, até talhar. Não mexa mais, pois os grúmulos se ficarem muito pequenos, darão mais trabalho para coar.
- Após esfriar, coe numa peneira, forrada com um pano de algodão fino (limpo e seco), eu usei Perfex. Esprema ligeiramente para retirar o soro.
- Conservar a ricota caseira na geladeira.
- Sirva a ricota caseira temperada ou na confecção de outros pratos.
Observações:
- De cada litro de leite obtemos 200 a 220 gramas de ricota caseira.
- Para fazer a ricota caseira pode utilizar diversos tipos de leite integral, desnatado, semidesnatado etc…, se o leite tiver mais gordura, como o integral, fornecerá uma ricota mais cremosa e com mais gordura saturada.
Algumas sugestões para temperar a ricota caseira:
- Açafrão, azeite aromatizado com ervas, sal e cheiro verde;
- Azeite aromatizado com ervas, sal, pimenta do reino e orégano;
- Azeite aromatizado com ervas, sal, tomilho, manjericão e salsinha;
- Azeite aromatizado com ervas, sal e pimenta;
- Azeite aromatizado com ervas e sal.
Valores nutricionais por porção
| Açúcar: | 3,9 g | Beta-caroteno: | 1,5 μg |
| Cálcio: | 118,6 mg | Calorias: | 40,5 kcal |
| Carboidratos: | 4,8 g | Colesterol: | 4,2 mg |
| Ferro: | 0 mg | Fibras totais: | 0 g |
| Fósforo: | 94,4 mg | Gorduras: | 0,7 g |
| Gorduras monoinsaturadas: | 0,2 g | Gorduras poliinsaturadas: | 0 g |
| Gorduras saturadas: | 0,5 g | Magnésio: | 8,5 mg |
| Potássio: | 152,8 mg | Proteína: | 3,4 g |
| Selênio: | 2,5 μg | Sódio: | 44,3 mg |
| Vitamina A: | 149,3 IU | Vitamina B12: | 0,3 μg |
| Vitamina C: | 0,1 mg | Zinco: | 0,3 mg |
Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.


Vânia,
Bom dia!
Verifiquei que o tempo total de preparo é de 5h15min.
Fiquei em dúvida quanto aos procedimentos. Após o aquecimento do leite, devo adicionar o iogurte e o vinagre e aí é só esperar o leite esfriar que o mesmo ficará talhado? Ou devo esperar mais tempo?
Grata,
Silmara