Cuscuz Nordestino no Prato

5

Cuscuz Nordestino no Prato é arretado de bom!

A receita cuscuz no prato é indicada para uma emergência, este método deve ter sido inventado por algum aflito, faminto… rsrs, que no momento não tinha uma cuscuzeira e desejava fazer (comer) aquele super cuscuz.

Como explicamos no modo de preparo do Cuscuz no Prato pode utilizar um prato (ou a tampa da panela), é simples, nem precisa ter prato basta ter a panela e a farinha flocada ou a milharina e fazer, é uma receita saudável, típica, com alto teor de fibras.

Se gostou do cuscuz no prato pode também querer ver outras receitas: Cuscuz de Milho com Coco e Cuscuz de Arroz ao Pesto.

Nunca fez cuscuz assim, no prato? Dizem que tem o sabor de antigamente, que é mais saboroso, é válido fazer a experiência.

Receita de Cuzcuz Nordestino no Prato

Cuscuz Nordestino no Prato

Categorias:Pães e salgados
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:7 porções
Tempo de preparo:10 minutos
Tempo total de preparo:20 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:100 gramas

Ingredientes

  • 2 xícaras: Farinha de milho flocada;
  • 1 xícara: Água;
  • 1/4 colher de chá: Sal;
  • 200 mililitros: Leite de coco.

Modo de preparo

  1. Numa tigela, misture a farinha flocada, o sal e a água até formar uma farofa úmida
  2. Coloque a massa em um prato fundo que tampe a panela cubra com um pano de prato (úmido) e dê um nó para que fique bem fechado
  3. Leve a panela com água ao fogo, não coloque muita água basta uma altura de 3 a 4 dedos de água para que não encoste no cuscuz, deixe a água ferver. Cubra com o pano o cuscuz esticando o pano levemente com as duas mãos, levante o prato segurando com uma das mãos e com a outra junte as duas pontas do pano dando uma leve torcida para que fique esticado sobre o cuscuz.
  4. Leve e tampe a panela ficando o cuscuz para dentro da mesma, será cozido somente no bafo. As pontas do pano deve continuar torcida pode-se até amarrar com um barbante ou prendê-las. Diminua o fogo levando para o mínimo e conte 10 minutos. Pronto está cozido seu excelente cuscuz.
  5. Destorça o pano e junte as duas pontas do mesmo segurando firmemente e destampe a panela, agora retire o pano e deixe o prato apoiado em cima de um guardanapo ou vasilha o cuscuz sairá um pouco úmido mas logo absorverá a água. Espalhe o leite de coco por cima, deixe amornar para poder cortar em pedaços, veja que delícia este cuscuz.
  6. Sirva o Cuscuz Nordestino no Prato quente.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:0 gAlpha-caroteno:9,6 μg
Beta-caroteno:14,6 μgCálcio:24,6 mg
Calorias:160,9 kcalCarboidratos:40 g
Colesterol:0 mgFerro:2,3 mg
Fibras totais:36,1 gFósforo:61,4 mg
Gorduras:6,8 gGorduras monoinsaturadas:0,4 g
Gorduras poliinsaturadas:0,3 gGorduras saturadas:5,7 g
Magnésio:42,9 mgNiacina:1,4 mg
Potássio:85,5 mgProteína:4,4 g
Selênio:7,5 μgSódio:91,6 mg
Vitamina A:32,5 IUZinco:0,9 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

5 COMENTÁRIOS

  1. Dá pra fazer no microondas mesmo, só preparar a massa, deixar descansar de pois colocar no microondas, de 1:20 a 3:30 minutos, dependendo da quantidade de massa. Tem em algumas embalagens explicando melhor

  2. Sou cearense e apreciadora da iguaria, mas gosto dele sem o leite de côco (prefiro ele salado), adicionou queijo ralado na massa, fica uma delicia, as vezes ainda recheio com carne de sol desfiada e depois de pronto jogo uma colher de requeijão por cima. Huuuum

  3. Gostaria que voce me respondesse se para fazer a torta de sardinha. Voce usa o leite de coco nessa receita tambem?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui