Receita de Fava Branca

21

Pessoal, fiz esta Receita de Fava Branca, aproveitei as férias que fiz na Paraíba, trouxe um pouco do fava branca tão conhecida lá. É um grão muito famoso em todo o Nordeste brasileiro inclusive Minas Gerais, sendo a Paraíba o maior produtor, onde existem diversos restaurantes especializados.

Para quem não conhece, esta fava é bem maior que um grão de feijão normal e, normalmente, é acompanhado com arroz, assim como o feijão. Então, muito cuidado gulosos(as) de plantão! Uma concha de fava sacia muito mais que uma concha de feijão, a fava possui alto teor de proteína, ferro e fibras.

Se não conhecem esta saudável receita de fava branca é uma boa oportunidade para experimentarem, podem comprar em locais onde vendem produtos regionais, lojas ou bancas.

Receita de Fava Branca

Receita de Fava Branca

Categorias:Acompanhamentos, Carnes
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:14 porções
Tempo de preparo:40 minutos
Tempo total de preparo:50 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:100 ml (1 concha)

Ingredientes

  • 1 quilograma: Feijão fava branca;
  • 100 gramas: Carne de charque;
  • 100 gramas: Linguiça paio;
  • 1/2 colher de chá: Cominho moído;
  • 1 colher de chá: Colorau (Urucum);
  • 1/2 colher de chá: Pimenta;
  • 1 unidade: Tomate maduro limpo cz;
  • 250 mililitros: Caldo de carne;
  • 1 unidade: Cebola cortada;
  • 4 unidades: Alho dente;
  • 3 colheres de sopa: Cebolinha verde cortada;
  • 3 colheres de sopa: Coentro in natura;
  • 1 colher de sopa: Azeite de oliva.

Modo de preparo

  1. Higienize as cebolas, os alhos, o pimentão, a cebolinha, pique as cebolas, os dentes de alho, os tomates, o pimentão, o coentro e a cebolinha, juntar o cominho, o colorau, pimenta e tempere com vinagre e azeite, reserve.
  2. Cortar às rodelas a linguiça paio e em cubos de 0.5 cm a carne de charque.
  3. Coloque na panela de pressão fava, as carnes, o caldo de carne e encha com água até 2 dedos abaixo do suporte da tampa da panela, ferva a fava por 20 minutos na pressão. Após esse tempo desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
  4. Quando já não tiver pressão destampe e adicione à fava os temperos em reserva, misture com colher de pau e leve ao fogo por mais 10 minutos.
  5. Sirva esta receita de fava branca quente acompanhada de carne, arroz e salada.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:3,4 gBeta-caroteno:78 μg
Cálcio:55,4 mgCalorias:264,5 kcal
Carboidratos:30,1 gColesterol:4,8 mg
Ferro:8 mgFibras totais:11,5 g
Fósforo:6,6 mgGorduras:5 g
Gorduras monoinsaturadas:0,7 gGorduras poliinsaturadas:0,1 g
Gorduras saturadas:0,3 gLicopeno:217,2 μg
Magnésio:2,6 mgNiacina:0,1 mg
Potássio:738,7 mgProteína:22,7 g
Sódio:197,6 mgVitamina A:139,5 IU
Vitamina C:2,9 mgVitamina K:2,4 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Salvar

Salvar

21 COMENTÁRIOS

  1. oiii boa tarde vania , td bem ?? gostei muito dessa receita da fava branca , quero saber se posso colocar uma folha de louro . p/ dà um cheirinho e um pouco de bacon !!?

    • Olá Andreza,
      Como vai? Sim pode colocar o louro, colocando o bacon os valores nutricionais serão também alterados, mas pode colocar sem problema.
      Pode explorar os temperos ao seu gosto.
      Beijo,
      Vânia

  2. gente tudo de bom essa receita estava a procura de uma receita de fava e amei estou fazendo agora … parabéns…muito boa tenho certeza q vai ficar deliciosa…bjinhos…ah na minha estou acrescentando ossada..

  3. minha receita de fava so tem uma modificacao, a fava deve ser fervida,e ao levantar fervura jogar a agua fora,isso porque a fava e amarga,repete o processo 3 vezes so ai tempera(eu ponho tomate, cebola, pimentao, cheiro verde e pimenta de cheiro no liquidificador batido com uma garrafinha de leite de coco, misturo a fava cozida com colorau e sal e deixo engrossar o caldo,acompanhado de arroz branco e galinha caipira, delicia.

    • Olá Bel,
      Muito raramente encontro o problema de amargor nas favas, pois utilizo sempre as variedades graúdas que tem muito pouco amargo, as variedades miúdas possuem maior toxicidade e mais amargor, para eliminar devemos colocar a fava numa panela com bastante água e levar para dar uma fervida de 5 minutos, para retirar o amargo da fava, tal como explicou.
      Certamente a sua receita é deliciosa.
      Beijo, bom final de semana,
      Vânia

      • obrigada, amei a dica, fui fazer ontem e ficou muito amargo. Como comi qnd era pequena, nao lembrava como minha mãe fazia e tem muito poucas dicas nas receitas. Acabei de refazer o procedimento de troca de água, mesmo já temperado (sem condições de comer por causa do amargor). E ficou bom. Obrigada!!!!!!!

    • Olá Altamiro,
      Muito raramente encontro o problema de amargor nas favas, pois utilizo sempre as variedades graúdas que tem muito pouco amargo, as variedades miúdas possuem maior toxicidade e mais amargor, para eliminar devemos colocar a fava numa panela com bastante água e levar para dar uma fervida de 5 minutos, elimina a água e inicia a receita.
      Abraço,
      Vânia

  4. Tenho uma panela de 10 litros e outra de 4,5. Qual devo utilizar já que devo colocar água até 2 dedos abaixo do suporte da tampa da panela??????????????

  5. Essa receita combina com fava fresca, recém colhida.
    A fava da casa de nordestinos em Nova Iguaçu, leva mais de duas horas na pressão. Estou fazendo uma agora. Coloquei às 20:30 na pressão e às 21:15 destampei para ver. Dura que nem coco.
    Coloquei de novo às 21:20 e só vou ver de novo às 22:30. A barriga já está reclamando, mas hoje eu traço essa criança. A costelinha já está no ponto e a batata cozida ao azeite está saindo.

  6. Ola! Essa receita é muito boa mesmo, ficou uma delícia acrescentei o bacon e depois de pronta coloquei carne seca fritada por cima. parabéns Vânia!!!

  7. Gostaria de saber, porque quando fui cozinhar a FAVA ela ficou escura como o feijão comum. Ou se é a qualidade de fava.
    sds.
    léo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui