Pamonha Doce com Coco

3

Hoje temos a Pamonha Doce com Coco, a pamonha é um quitute típico, junino feito de milho, acredita-se que existe desde antes da chegada dos europeus ao continente americano. O nome “pamonha” vem da palavra tupi pa’muña, que significa “pegajoso”.

Mantemos desde essa época em uso até hoje, muitas das receitas de milho como a pamonha, que além de serem muito saborosas, são altamente nutritivas.

Devido às propriedades nutricionais do milho, principalmente em relação à recuperação muscular, existem hospitais que a pamonha e outros derivados do milho fazem parte do cardápio alimentar.

E então vai sair uma deliciosa Pamonha Doce com Coco hoje?

Receita de Pamonha Doce com Coco

Pamonha Doce com Coco

Categorias:Doces e sobremesas
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:50 porções
Tempo de preparo:45 minutos
Tempo total de preparo:2 horas
Grau de dificuldade:Média trabalhosa
Comida:Brasileira típica
Porção:100 gramas

Ingredientes

  • 4 1/2 quilograma: Milho verde;
  • 4 xícaras: Coco ralado fresco;
  • 2 xícaras: Açúcar cristal orgânico;
  • 2 colheres de chá: Sal.

Modo de preparo

  1. Corte a base de cada espiga de milho (30 unidades) e depois descasque-as com cuidado. Limpe e lave as espigas e a palha.
  2. Reserve as palhas.
  3. Com o auxílio de um ralador de milho (ou ralador manual) rale as espigas bem rente aos sabugos ou (Com uma faca, retire os grãos de milho das espigas. Reserve os sabugos. Bata os grãos no liquidificador até obter um creme). Pegue este milho ralado e coloque-o numa peneira fina. Aperte bem contra a peneira para separar o milho da casca. Jogue fora o que ficar na peneira. Na vasilha vai ficar um caldo grosso. Acrescente os 2 cocos secos grandes ralados fino, o açúcar e o sal. Misture bem e reserve.
  4. À parte pegue as palhas reservadas acima e separe as menores para desfiar formando tiras estreitas. Com as palhas maiores serão feitos os embrulhos da pamonha da seguinte forma: pegue 2 palhas no sentido do comprimento e sobreponha-as. Coloque o creme de milho (reservado) no meio das palhas. Dobre ao meio a palha de cima e feche o embrulho com a palha de baixo formando um pacote.
  5. Amarre bem o pacote com a tira de palha (feita acima). Repita este procedimento até terminar com o creme de milho. Reserve as pamonhas.
  6. Numa panela grande com água fervente coloque uma a uma as pamonhas e cubra com os sabugos reservados. e deixe cozinhando por minutos. A água deve estar realmente fervendo para receber as pamonhas, caso contrário elas vão se desfazer. Depois deste tempo retire as pamonhas da água com uma escumadeira.
  7. Sirva a pamonha doce com coco quente ou fria.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:13,4 gAlpha-caroteno:16,2 μg
Beta-caroteno:46,8 μgCálcio:4,1 mg
Calorias:168,9 kcalCarboidratos:29,1 g
Colesterol:0 mgFerro:0,8 mg
Fibras totais:3,8 gFósforo:97,5 mg
Gorduras:6,2 gGorduras monoinsaturadas:0,5 g
Gorduras poliinsaturadas:0,6 gGorduras saturadas:4,7 g
Magnésio:38,2 mgNiacina:1,6 mg
Potássio:297,9 mgProteína:3,4 g
Selênio:2,1 μgSódio:87,3 mg
Vitamina A:187,2 IUVitamina C:6,6 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Save

Save

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui