A receita de cartola nordestina é uma receita saudável típica, muito popular principalmente em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e tem tanta importância que no final de abril de 2009, a receita da cartola foi considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco.

A receita de cartola consiste em bananas douradas cobertas com queijo manteiga, ou coalho, polvilhada com açúcar mascavo e canela, nós polvilhamos com achocolatado, é culinária tipicamente nordestina em que é possível perceber a influência do negro, do índio e do europeu.

Esta receita de cartola é muito simples e em todo local que apresentei fez muito sucesso, devido à combinação de ingredientes e ao agradabilíssimo sabor.

Receita de Cartola Nordestina

Receita de Cartola Nordestina

Categorias: Doces e sobremesas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 9 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 15 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira, típica
Porção: 140 gramas

Ingredientes

  • 9 unidades: Banana-nanica;
  • 180 gramas: Queijo mussarela light;
  • 1 colheres de sopa: Creme vegetal Becel, sem sal;
  • 6 colheres de sopa: Achocolatado em pó.

Modo de preparo

  1. Higienize as banana, pode usar banana nanica, prata ou pacova (ou pacovã) (as mais resistente são a prata e a pacova) .
  2. Utilize  fatias de queijo manteiga, ou mussarela, ou mussarela light.
  3. Retire as cascas das 9 bananas e corte-as ao meio na horizontal, doure-as na margarina, numa frigideira antiaderente, por cada 2 metades da banana coloque em cima uma fatia de queijo.
  4. Polvilhe o fundo de um prato com o achocolatado, coloque as 2 metades da banana junto com a fatia de queijo e polvilhe com achocolatado por cima, está pronta a receita de cartola.
  5. Sirva quente a receita de cartola.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 21,5 g Alpha-caroteno: 31,3 μg
Beta-caroteno: 47,5 μg Cálcio: 174,1 mg
Calorias: 203,9 kcal Carboidratos: 36 g
Colesterol: 13,3 mg Ferro: 0,4 mg
Fibras totais: 3,4 g Fósforo: 140,5 mg
Gorduras: 4,1 g Gorduras monoinsaturadas: 1,1 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,4 g Gorduras saturadas: 2,3 g
Magnésio: 12,5 mg Niacina: 0,9 mg
Potássio: 582,6 mg Proteína: 6,6 g
Selênio: 4,1 μg Sódio: 94,1 mg
Vitamina A: 215,9 IU Vitamina K: 2 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

6 COMENTÁRIOS

  1. Este foi o doce predileto que adicionei em minhas refeições na cidade Natal que fui a passeio. Deixou saudades. Delíciammmmmmmmmmmmmmmm

    • Oi Marília, muito obrigada pela sua visita, gostamos muito da cidade do Natal.
      É verdade a Cartola Nordestina é muito agradável, agora que possui a receita faça em sua casa que lhe terá um saboroso doce e gratas recordações.
      Abraço e volte sempre.

  2. A receita original,inclusive a que foi considerada Patrimonio Imaterial de Pernambuco,leva canela com açúcar ao invés de achocolatado :)

    • Olá Lúcia,
      Obrigada pelo comentário e também pela informação, conhecemos a deliciosa cartola original, fizemos uma versão com achocolatado, nossa intenção nesta receita é dar a conhecer a deliciosa culinária nordestina.
      Abraço,
      Vânia

  3. Boa noite! A receita parece-se boa e os ingredientes bons! Mas como Português que sou também temos por cá muito boas receitas de doçes um pouco diferentes, as receitas tradicionais Portuguesas são de uma maneira geral e especialmente as conventuais levam todas muito açucar e ovos o as torna especialmente saborosas e apreciadas por todos

    • Olá Henrique Granadeiro,
      Temos a certeza que a receita da cartola nordestina é deliciosa, é considerada Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco, sem favor, pelo que conheço dos doces portugueses todos sem exceção são igualmente deliciosos.
      Principalmente os da antiguidade quando eram preparados sem açúcar, adoçados unicamente com mel, só posteriormente foi incluído nos doces o açúcar e a canela o que por vezes os degradou pelo excesso.
      Abraço,
      Vânia

Deixe o seu comentário!