Amendoim Assado

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Hoje temos a receita simples de Amendoim Assado, o amendoim nunca foi visto como um lanche saudável, porém um estudo conduzido pela University of Florida, USA, acaba de desmentir essa concepção.

Os cientistas estudaram o amendoim, a quantidade de antioxidantes, que protegem as células contra danos que podem ocasionar câncer e doença cardíaca, de 12 variedades diferentes de amendoim. O que eles descobriram foi que o amendoim tem uma quantidade de antioxidantes tão grande quanto a maioria das frutas, como por exemplo o morango.

Então vamos lembrar que o amendoim assado é delicioso, muito simples de preparar, tem muito baixo custo e possui ótimos teores de gorduras insaturadas, as boas, proteínas, Potássio, Fósforo, fibras, zero de colesterol, baixo teor de carboidratos.

Pode utilizar o amendoim assado como aperitivo ou a acompanhar saladas, arroz, macarrão ou outros pratos.

Receita de Amendoim Assado

Amendoim Assado

Categorias:Acompanhamentos
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:15 porções
Tempo de preparo:5 minutos
Tempo total de preparo:10 minutos
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:30 gramas (3 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 500 gramas: Amendoim;
  • 1 colher de chá: Sal;
  • 2 mililitros: Água.

Modo de preparo

  1. Como padrão de medida utilizei a colher de chá de 5 mililitros e a colher de sopa de 15 mililitros.
  2. Preaqueça o forno a 180ºC.
  3. Higienize o amendoim e coloque em uma vasilha e em seguida acrescente o sal amolecido com a água.
  4. Misture com as mãos o amendoim até perceber que todos os grãos foram envolvidos pelo sal.
  5. Coloque o amendoim para assar em um tabuleiro no forno convencional, após 5 minutos dê um mexida para assar por igual, repita a operação até observar que o amendoim está pronto (costumo repetir 3 vezes).
  6. Ou, o amendoim pode também ser levado para assar no prato do micro-ondas por um 7 minutos em temperatura alta.
  7. Sirva o amendoim assado após esfriar.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:1,3 gCálcio:30,8 mg
Calorias:189 kcalCarboidratos:5,4 g
Colesterol:0 mgFerro:1,5 mg
Fibras totais:2,8 gFósforo:125,3 mg
Gorduras:16,4 gGorduras monoinsaturadas:8,1 g
Gorduras poliinsaturadas:5,2 gGorduras saturadas:2,3 g
Magnésio:56 mgNiacina:4 mg
Potássio:235 mgProteína:8,6 g
Selênio:2,4 μgSódio:163,2 mg
Vitamina E:2,8 gZinco:1,1 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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3 COMENTÁRIOS

  1. Vânia, essa receita é saudável a ponto de poder ser trocada por uma fruta no meio da tarde? Fiquei na dúvida…

    Obrigado pela excelente qualidade de sempre!

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