Chocolate Amargo um Aliado para uma Vida Saudável

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Sabe a diferença entre os diversos tipos de chocolate e qual é o mais saudável?

O cacau é originário da América do Sul, e seus primeiros consumidores foram os astecas e os maias. Foram os colonizadores espanhóis, os responsáveis pela expansão do chocolate na Europa. Saiba mais em Chocolate Amargo um Aliado para uma Vida Saudável!

A princípio utilizado como bebida um pouco amarga, o chocolate era cacau torrado, com água. Só em meados do século XVIII é que a consistência sólida do chocolate, (embora ainda não tanto quanto a atual), foi desenvolvida pelos franceses. A barra de chocolate começou a ser comercializada em 1910.

O famoso botânico sueco Carolus Linnaeus, em português Carlos Lineu, foi um botânico, zoólogo e médico que devotou sua vida ao estudo das plantes e foi o pioneiro ao introduzir a ordem sistemática de classificação das plantas.


Chocolate Amargo um Aliado para uma Vida Saudável Suflê de Chocolate Amargo – Chocolate Amargo um Aliado para uma Vida Saudável

Quando foi nomear a árvore do cacau que nos dá os grãos com o qual é feito o chocolate, Lineu chamou-a de “Theobroma” e se mantêm com o nome cientifico de “Theobroma cacao”.

O cacau é uma das maiores fontes de polifenóis da alimentação, antioxidantes que desempenham um papel importante na prevenção da oxidação do colesterol LDL (o colesterol “ruim”) e na inibição de processos inflamatórios no organismo, impedindo assim, o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose e hipertensão.

Dessa forma, a quantidade de cacau presente no chocolate é fundamental para proporcionar esses benefícios a saúde. Saiba mais lendo o artigo Chocolate Amargo um Aliado para uma Vida Saudável!

Chocolate Amargo um Aliado para uma Vida Saudável

Encontram-se no mercado as seguintes formas de chocolate
 Chocolate amargo
  • É o mais escuro de todos e tem sabor amargo. É produzido com massa de cacau, manteiga de cacau, com grãos de cacau torrados, sem adição de leite e com menos açúcar. É o tipo de chocolate mais indicado para o consumo no dia a dia, garantindo benefícios a saúde por causa de seu alto teor de flavonoides.
Chocolate meio amargo
  • É bastante escuro, e tem sabor amargo. É produzido com menos massa de cacau, manteiga de cacau, com menos grãos de cacau torrados, não tem adição de leite e com menos açúcar. É um tipo de chocolate também indicado para o consumo no dia a dia, garantindo benefícios à saúde por causa de seu ainda alto teor de flavonoides.
Chocolate ao leite
  • O chocolate ao leite diferencia-se em sua constituição em relação aos outros dois primeiros por ter um maior percentual de leite em pó e açúcar do que cacau (por isso é mais doce). Não tem praticamente nenhuma atividade cadioprotetora.
Chocolate colorido
  • O chocolate colorido, é feito com leite em pó, açúcar, corantes e com a manteiga do cacau (não com o fruto). Não tem nenhuma atividade cadioprotetora.
Chocolate diet ao leite
  • O chocolate diet ao leite possui na composição: massa de cacau, manteiga de cacau, vanilina (aroma baunilha), sorbitol, sacarina,(para substituir o açúcar) e leite em pó, com uma pequena percentagem de cacau. Não tem praticamente nenhuma atividade cadioprotetora.
Chocolate diet branco
  • O chocolate branco, é feito com leite em pó, vanilina (aroma baunilha), sorbitol e sacarina,(para substituir o açúcar). Não tem nenhuma atividade cadioprotetora.

Segundo estudos, o brasileiro não só consome pouco chocolate como a prefere o chocolate ao leite, ou seja, um alimento que tem pouca atividade cadioprotetora. Na hora de escolher o chocolate sempre dê preferência ao que indicar maior quantidade de cacau em sua formulação. Mas, mesmo com todos os benefícios, o cacau é um alimento de alto valor energético, assim, devendo ser consumido com moderação!

Chocolate Amargo um Aliado para uma Vida Saudável – Benefícios

  • Estudos recentes têm mostrado que o chocolate escuro, em especial o amargo, oferece grandes benefícios para a saúde.
  • É rico em flavonoides, epicatequina e ácido gálico, são antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos, o coração e previnem câncer.
  • Os flavonoides agem em favor da dilatação das artérias, o que evita doenças cardíacas. Nos diabéticos, a glicose em excesso impede a dilatação das artérias, aumentando a pressão arterial (hipertensão).
  • Tem sido demonstrado de forma efetiva que o consumo de chocolate amargo combate à hipertensão de intensidade média. De fato, este chocolate tem mais flavonoides que qualquer outro alimento.
  • O chocolate amargo fortalece o organismo e mantém o humor das pessoas em alta. Ele possui duas substâncias a N-oleoletanolamina e a N-linoleoiletanolamina. A dupla estabiliza as anandamidas, substâncias ligadas à sensação de prazer em nosso cérebro.
  • Ainda tem a fenilalanina e a tirosina, dois aminoácidos que são precursores da noradrenalina e da dopamina, outra dobradinha envolvida no estado de felicidade natural.
Estudos científicos
  • Journal of the American College of Nutrition, noticiou que Cientistas da University of California, San Francisc, USA, concluíram que pequenas doses diárias de chocolate preto, consumidas durante duas semanas, melhoraram a capacidade dos vasos sanguíneos que se dilatarem e se expandirem.
  • Uma dose diária de chocolate amargo pode ajudar a reduzir os sintomas da Síndrome da Fadiga Crônica, apontaram cientistas britânicos. Pacientes que participaram de um estudo piloto realizado pela Hull York Medical School indicaram que ficaram menos cansados depois de comerem chocolate com alta concentração de cacau.
  • A epicatequina, uma substância do cacau, e, do chocolate amargo, pode, juntamente com exercícios físicos, estimular a memória, revelou um estudo publicado no The Journal of Neuroscience.
Quanto consumir?
  • Quanto à quantidade diária de chocolate amargo recomendada pelos estudos é de 20 a 30 gramas diários, a Organização Mundial de Saúde recomenda que o limite diário máximo de 50 gramas não deve ser ultrapassado.

Quer motivos melhores para curtir essa delícia de sabor amargo? Bom apetite!

Lembre-se que também deve consultar seu médico ou nutricionista.

Link de receitas já publicadas

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