6 Dicas para Descobrir a Temperatura do Forno!

13

Você sabe qual é a temperatura do seu forno a gás?

Algumas determinações foram feitas para aumentar a informação e segurança dos fornos a gás caseiros. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) determinou rigor com a segurança dos fogões, principalmente na limitação de temperatura externa. Após 2014, além da classificação da eficiência energética, o eletrodoméstico terá um selo atestando estar em conformidade com a regulamentação.

Haverá um maior isolamento térmico para reduzir em 15°C a temperatura externa das laterais, painel e porta do forno, que poderá chegar, no máximo, a 70°C (45°C da superfície metálica mais 25°C referente ao que o Inmetro considera temperatura ambiente média). De acordo com o Inmetro, este é o limite considerado seguro para evitar queimaduras em caso de toque acidental.

alertafogao6 Dicas para Descobrir a Temperatura do Forno!


As grades sobre os queimadores serão aperfeiçoadas para as panelas ficarem equilibradas, seguras sobre elas.

A resistência dos vidros da tampa do fogão e da porta do forno para evitar que estourem espontaneamente.

6 Dicas para Descobrir a Temperatura do Forno!

Estas 6 Dicas para Descobrir a Temperatura do Forno, vão ajudá-la a anular as dúvidas quanto às temperaturas do forno, há quase sempre mais de uma denominação para cada tipo de temperatura, o que dificulta ainda mais! Estas dicas sempre funcionam e não tem perigo de errar a receita!

Para esclarecer, as temperaturas básicas do forno são:
  • Forno baixo, lento ou brando = 160°C, quando colocar um papel branco (tipo sulfite) dentro do forno aquecido durante 5 minutos minutos e ele não muda de cor;
  • Forno médio ou regular = 180°C, quando o papel após 5 minutos ficar amarelado;
  • Forno alto ou quente = 200°C, quando o papel após 5 minutos ficar escuro;
  • Forno forte ou bem quente = 250ºC, se o papel queimar;
  • Forno morto ou arrefecido = Depois de apagado;
  • E não esqueça: sempre preaqueça por 10 minutos o forno antes de colocar qualquer coisa para assar!

Coloque sempre todos os alimentos para serem assados em forno preaquecido. Desta maneira, o calor rápido do forno ajuda a impedir que desidrate excessivamente o alimento a assar.

Para saber mais leia também => Dicas de Uso do Fogão e Forno

6 Dicas para Descobrir a Temperatura do Forno!

Guloso & Saudável

13 COMENTÁRIOS

  1. Tá, beleza, maaaaas… QUE TIPO DE PAPEL? Papel sulfite, papel toalha, papel de pão, papel de jornal? QUE TIPO DE PAPEL?

    • Olá Alex,
      Obrigada pelo oportuno comentário, imaginei que todas as pessoas entendessem ser celulose de cor branca (papel, embora que habitualmente se utilize sulfite) mas o importante é a cor, não a nobreza ou variedade do papel.
      Recomendo-lhe nunca utilizar dentro do forno de cozinha papel de jornal, primeiro por razões higiênicas, segundo por o ponto de fulgor deste papel estar alterado pela presença da tinta e terceiro por não ser branco.
      Abraço,
      Vânia Laboreiro

  2. Dicas muito boas, parabéns!
    Uma dúvida: O papel deve ser colocado assim que se ligar o forno ou deve se esperar esses 10 minutos de pré-aquecimento?
    Abraços.

  3. Comprei um fogão recentemente e ainda não usaei o forno. A temperatura marca entre 200 a 290. Significa que a temperatura 200 é a média para este modelo de fogão. Segue o modelo fastcook do fabricante da Atas.

  4. Comprei recentemente um fogão da marca Fastcook do fabricante Atas. A temperatura do forno marca entre 200 a 290, minha dúvida é como irei preaquecer um forno que o médio marca200, já que vi no post de vocês que forno em 200 é alto. O médio 160. É o padrão da Inmetro?

    • Bom dia Débora,
      As informações postadas são padrões internacionais utilizados por escolas de gastronomia e chefs, mas concordo que existam muito poucas informações…
      Pode preaquecer o forno em qualquer temperatura, para melhor se orientar quanto à temperatura de seu forno é aconselhável adquirir um termômetro.
      O padrão para forno médio ou regular é 180°C.
      Não conheço padrões do Inmetro para as temperaturas de forno a gás.
      Atualizei o artigo com novas informações.
      Abraço,
      Vânia

  5. Criativo e simples! Diria, genial!
    Eu uso termômetros de vários tipos, sempre fissurado pela precisão. Testando com folhas de sulfite (75g/m²), as usuais da impressora, pude confirmar que a informação passada é muito útil.
    Estranho, contudo, a explicação tão completa ser mal compreendida pelos leitores que não souberam ler e entender.
    Juro que não tenho nenhuma pergunta a fazer, senão recomendar o método para quem não quiser investir em termômetros.
    Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui