Relação entre Sal e Saúde

0

O sal é benéfico para a saúde?

O sal era até o início do século XX, um importante conservante alimentar. A tal ponto chegava sua importância, que foi até mesmo usado como forma de pagamento no período romano, sendo esta a origem da palavra “salário”. Saiba mais a Relação entre Sal e Saúde.

Por este motivo as explorações de sal chegaram a ter valor estratégico, inclusive tendo sido criadas vilas fortificadas para defender as salinas.

Também pode querer ler Sal na Alimentação é Incompreendido ou Inimigo? 10 Dicas para Diminuir o Sal nas Refeições!

Relação entre Sal e SaúdeRelação entre Sal e Saúde

Conheça a Relação entre Sal e Saúde

O sal é produzido em diversas formas: sal não refinado (sal grosso, também chamado sal marinho e a flor de sal), sal refinado (sal de cozinha) e sal iodado. É um sólido cristalino e branco nas condições normais.

O sal é composto de Sódio (40%) e Cloro ( 60%) na formula NaCl. Em 6 gramas de sal (NaCL) existem 2,4 grama de Sódio (Na).

Cloreto de Sódio e íons são os dois principais componentes do sal, são necessárias para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo os seres humanos. O sal está envolvido na regulação da quantidade de água do organismo.

  •  Sódio (Na):
    Atua no equilíbrio de água do corpo, na entrada e saída de substancias das células e na transmissão de impulsos nervosos (permite o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções essenciais).
  • Cloro (Cl):
    Atua como ativador das enzimas e é fundamental para o processo digestivo. No estomago, é a base para o suco gástrico, que ajuda digerir os alimentos. No intestino, é importante para a absorção da glicose e para o transporte de várias substâncias. Também aumenta a capacidade do sangue transportar gás carbônico das células para o pulmão.

O sal pode ser sal fluoretado e sal iodado, como formas mais éticas e baratas de combater a cárie e o bócio. O corpo humano precisa de muito pouco sal, entre 2,5 e 5,0 gramas por dia (menos do que uma colher de café cheia de sal diariamente), quantidade que geralmente existe nos próprios alimentos. Acima disso, esse mineral é prejudicial à saúde, causando males como hipertensão arterial, que pode levar à morte.

Após a ingestão sobrecarregada de sal o organismo demora para expelir o excesso em pessoas normais entre 1 a 2 dias e em pessoas com hipertensão de 5 a 7 dias.

Relação entre Sal e Saúde

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui