Como Deixar sua Comida mais Magra!

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Deixe a sua comida mais magra, minimize as calorias e o sal (Sódio) dos alimentos na hora do preparo!

Usando técnicas simples mas adequadas, pode diminuir calorias indesejáveis, quantidade de gordura saturada e a quantidade de Sódio, sal, tão perigosos para o nosso organismo e indesejável para uma alimentação saudável. Saiba mais no artigo dicas de Como Deixar sua Comida mais Magra!

Uma receita saudável não significa que não seja super saborosa e nem tão pouco com um delicioso aroma.

Como Deixar sua Comida mais Magra Como Deixar sua Comida mais Magra! – Peito de Frango Grelhado com Alecrim

Algumas dicas de Como Deixar sua Comida mais Magra!

Assar
  • Pode-se assar aves, carnes magras, legumes e frutas. Para assar os alimentos, coloque em uma assadeira e leve ao forno.
  • Você pode assar os alimentos cobertos com papel alumínio (parte brilhante para dentro) ou descobertos.
  • Geralmente assar não requer que você adicione gordura dos alimentos. Mas se quiser você pode adicionar azeite, suco de laranja ou cerveja, vinho em carnes ou aves para dar um gosto diferente. Tente canela e cravo nas frutas e ou outras especiarias.
Cozinhar no vapor
  • Prepare os alimentos (descasque, corte e tempere) e arrume-os em um cesto ou no recipiente para cozinhar a vapor. Não deixe os alimentos muito apertadinhos para que o vapor circule.
  • A água pode ser temperada com alho em rodelas, ervas, folha de louro, gengibre fatiado. Isso pode dar mais sabor à preparação.
  • Cuidado para o alimento NÃO encostar na água! Deixe a água ferver primeiro. Então abaixe o fogo, encaixe o cesto com os alimentos.
  • Coloque os alimentos mais duros para cozinhar primeiro e vá adicionando os mais moles com o passar do tempo. Dessa maneira eles vão cozinhar por igual e nenhum alimento ficará muito duro ou muito mole!
  • Coza os produtos hortícolas durante pouco tempo para não perderem o valor nutricional.
Estufados
  • Um verdadeiro estufado começa por ser selado, em fogo forte, na sua própria gordura ou com gordura adicionada, no recipiente em que vai continuar a cozedura.
  • O cozimento deve ser lento com o recipiente hermeticamente fechado, no vapor que se vai desprendendo dos alimentos. Tem o defeito de ser muito gorduroso, no entanto é muito saborosa.

Qual Panela É Ideal Para Cozinhar de Forma Saudável?Qual Panela É Ideal Para Cozinhar? Como Deixar sua Comida mais Magra!

Grelhar
  • É levar alimentos ao intenso calor da brasa e assá-los até que fiquem no ponto desejado. Grelhe com pouca ou nenhuma gordura.
Guisado
  • Os guisados tradicionais são de peixe ou carne tradicionalmente são cozinhados com cebola e outros vegetais que liberam suco, ou ainda pequenas porções de caldos ou água a que se junta um pouco de gordura e depois das carnes ou peixes estarem moderadamente cozinhados, acrescentam-se os restantes alimentos, habitualmente vegetais com pouco tempo de cozedura.
  • Estes guisados não adulteram as gorduras porque como desde início levam água, calda ou vegetais (tomate, cebola, alho, pimento) que libertam muito suco, assim as gorduras não são sobreaquecidas.
Refogar
  • Significa cozinhar ou dourar rapidamente em uma pequena quantidade de azeite, óleo ou água em uma frigideira ou panela.
  • Os pratos refogados devem ser preparados com os cuidados indispensáveis para que o azeite ou óleo vegetal não aqueça excessivamente e para que a cebola não se queime. Para tal, picar ou cortar às rodelas cebola em abundância e deixar desprender o suco, aquecendo em fogo brando, e só então juntar a gordura. Se aquecer demasiado pode adicionar um pouco de água.
  • Sempre que possível, seque o ingrediente a refogar com um papel toalha antes de refogar, pois assim, ele dourará mais facilmente.
  • Quando mais tarde se juntar a gordura, mais esta é poupada de sofrer alterações e mais agradável será o paladar do cozinhado.
  • Para que o refogado fique um pouco mais escuro pode juntar açafrão, uma pitada de cevada solúvel ou um pouco de vinho tinto.
Utilizando ervas e especiarias
  • Criar receitas utilizando especiarias e ervas é uma das melhores maneiras de adicionar cor, sabor e aroma aos alimentos sem excessiva adição de sal ou gordura.
  • Escolha ervas frescas que estejam brilhantes e não murchas, adicione-as nos 20 minutos finais do cozimento. No caso da utilização de ervas secas, a quantidade ideal é a metade do que utilizaria de ervas frescas.


Observação – Caso faça guisados ou estufados deixe-os esfriar e retire a gordura solidificada.

Como Deixar sua Comida mais Magra!

Guloso & Saudável

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